PROFISSÃO? FAZER AMIGOS.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Cairo Cia de Dança do Ventre
Algumas integrantes da Cairo Cia de Dança do Ventre, uma companhia que montei em Brasília e tinha 14 integrantes. Saudades de todas!!!! Amo vcs, minhas amigas queridas!!!

Olá pessoal!!!!

Como ando, nos últimos dias, na mais absoluta “lua de mel” com a minha profissão, fiquei pensando sobre as várias questões que envolvem o ofício de professora de Dança do Ventre e os motivos pelos quais eu amo tanto essa vida. 😀

De imediato, vem as razões mais óbvias! Adoro Dança do Ventre, adoro ensinar, pesquisar, adoro dançar todos os dias e por ai vai. Mas o fato é que ser professora de dança nos traz outras alegrias também e nos realiza de mil formas. E uma delas é a oportunidade única de fazer grandes amizades!!!

Como é incrível a quantidade de amigas que fiz e até hoje faço, simplesmente lecionando Dança do Ventre?!? Que profissão maravilhosa é essa que nos permite tamanha proximidade e troca?! As alunas vêm e vão, mas as amigas ficam. Mesmo que algumas parem de dançar, não se afastam jamais e a amizade e o carinho continuam. Muitas delas, passam a ser praticamente da família e ainda nos dão de herança, a amizade dos pais, dos parceiros, dos irmãos, dos amigos e por ai vai!!!!

Alunas Rio e Janeiro
Pena que a maioria não pode ir na nossa confraternização de início de ano. Rio de Janeiro.

Quantas profissões nos dão essa oportunidade? Nos devolvem esse ganho incalculável e nos alimentam de forma tão especial? Eu não sei dizer, mas acredito que a confiança e o respeito que obrigatoriamente devem existir numa boa relação professor/ aluno, aliados à uma razoável dose de compreensão e intimidade são os grandes responsáveis pela formação de vínculos e de laços genuínos de amizade.

Arrisco dizer ainda, que no quesito fazer amigos, a maior responsabilidade recai sobre o professor. Se ele é sério, estudioso, se preocupa verdadeiramente com todo o processo de aprendizagem  e não somente com seus gostos e interesses pessoais; se ele é sensível pra identificar as necessidades do aluno e incansável ao ponto de procurar todas as formas possíveis para que ele aprenda; se ele é honesto, humilde e respeita as diferenças e sabe se doar; o aluno que sabe reconhecer a grandeza desse professor, irá retribuir com o que há de melhor nele: sua amizade, seu reconhecimento e sua admiração.

É, eu acho que isso resume tudo. Quando existe uma relação de qualidade entre o professor e o aluno, existe sempre um terreno imensamente fértil para que a amizade se estabeleça de forma genuína.

Este post é uma homenagem aos meus alunos e ex-alunos. A todos que um dia confiaram seu aprendizado a mim e me retribuem com suas amizades. Ter vcs na minha vida me enriquece como professora e como pessoa. Vcs ajudam a construir minhas crenças, me movem e alimentam minha alma e meu coração. A todos vcs, minha eterna gratidão e todo meu carinho. Eu sou uma fã incorrigível de todas vcs!!! 😉

Com alunas no Teatro
Participando de outros sonhos das alunas.

( Pena que num simples post de Blog não cabem as fotos de todas que habitam o meu coração… )

Banner Sorteio 3 anos