POR QUE ESTUDAR FOLCLORE ÁRABE?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

 Studio0042

Olá queridos leitores!!!!

“Se vc quiser aprender sobre Dança do Ventre, estude Folclore Árabe”.

Não sei exatamente quais foram as palavras, mas essa é a ideia que defende Gamal Seif, um dos maiores mestres egípcios de Danças Orientais da atualidade. E eu, assino embaixo. Concordo plenamente com ele! 😉

Quem se interessa e estuda o folclore não tarda a perceber o quanto se ganha de visão a respeito das produções artísticas de um povo a partir do conhecimento de seus costumes, da contextualização histórica dos seus feitos e da posição geográfica das suas raízes.

Mesmo que não se queira trabalhar diretamente com as danças folclóricas e que o seu foco seja basicamente a Dança do Ventre com o seu mais absoluto glamour, o estudo do Folclore Árabe se faz indispensável e não pode ser negligenciado. Nenhum estudo nos dá tanto material para situar e entender como a Dança Oriental se transformou e chegou aos palcos do jeito que chegou e vem se estabelecendo não só nos países de origem, mas também em todo mundo. Só o estudo do Folclore Árabe nos dá condição de diminuir nossa margem de erro na hora de interpretar uma música árabe, no momento de escolher o figurino adequado e de reconhecer a música mais apropriada para uma determinada performance.

E quanto mais estudamos, mais elementos surgem e novas possibilidades se abrem à  nossa frente. Folclore, pra mim, eu já disse isso em outra oportunidade, é a “dança com alma“, com história, com significado e riqueza. É dança plena, repleta de sentido. Não tem como vc estudar verdadeiramente um folclore e interpretá-lo de forma automática, repetitiva, sem sentimento. E quem entra em contato com as raízes e a história de um povo, jamais sai imune às descobertas alcançadas.

Se vc ainda não se interessou pelo estudo de Folclore Árabe, repense seu interesse. Comece por um estudo que te chame mais atenção. Experimente. E depois, venha aqui me contar, ok???

No mês que vem, a partir do dia 23, estarei lecionando um Curso de Formação em Folclore Árabe em Juiz de Fora com 42 horas de carga horária. Eu já falei sobre este trabalho aqui no Blog e se vc ainda não leu, ciique aqui e confira o post.

Banner Sorteio 3 anos