MÚSICA CLÁSSICA ÁRABE – PARTE I

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá pessoal!
 
Acho que uma da coisas mais difíceis no universo da Dança do Ventre é a definição de conceitos e consequente entendimento comum da dança. Muito se tem a fazer nesta área e, estimulada há tempos, e também recentemente, por conversas e discussões com outras colegas e mestras da dança, resolvi postar alguma coisa sobre o que eu entendo ser MÚSICA CLÁSSICA ÁRABE.
 
Como já perceberam pelo título, vou discutir o assunto em partes para o post não ficar muito extenso e, também, para estimular a reflexão gradativa dos meus queridos leitores… rsss.
 
A ideia não é “encaixotar” a música, tampouco a dança, mas organizar conceitos de forma a contribuir para o melhor entendimento da Dança Oriental Árabe.
 
Bom, eu chamo de CLÁSSICA toda música erudita, grandiosa, que foge ao popular. Que têm na sua composição, instrumentos pouco populares e geralmente é escrita por musicistas eruditos. Sua estrutura e musicalidade são complexas e, dentro dessa linha de pensamento, identifico quatro diferentes tipos de músicas clássicas árabes:
 
1) MUWASHAHAT
Trupe Mahmoud Reda
 
Trata-se de um gênero musical complexo, que teve sua origem por volta dos Sec IX e X na Turquia e que sofreu influência de outros países, tais como a Espanha Islâmica devido a invasão da Península Ibérica pelos povos turcos e árabes.
 
Caracteriza-se por uma sofisticada forma musical, cujas letras retomam a linguagem clássica em forma de poemas e são construídas em cima de bases rítmicas extremamente prolongadas.
 
Em seu livro ” Uma história dos povos árabes” de 2011, Albert Hourani escreveu que o Muwashahat é a mais importante forma poética do Séc. X e que se perpetuou por centenas de anos. Seus versos não acabavam na mesma rima. O esquema de rima acontecia em cada estrofe ou série de verso e isso se repetia por todo o poema – Poema Estrófico. Pra mim, não existe nada mais clássico que isso. E pra vocês???? rssss…
 
Bem, pessoal, por hoje é só! Eu volto com a continuação deste tema na semana que vem e eu espero muito que vocês gostem!!!! Não deixem de acompanhar e comentar!!!
 
Bjs e até!!!!
 Kisses
Gostou desse artigo? Assine o Blog para ficar por dentro de todas as nossas atualizações. 😉