KHALEEGE DOS EMIRADOS ÁRABES

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

No dia 5 deste mês, demos início ao Curso de Khaleege no Studio Nefertari em Copacabana, para ensinar e divulgar umas das mais graciosas e apaixonantes danças do folcore árabe. Já estamos na nossa segunda aula e as alunas têm se mostrado muito envolvidas com o curso que segue em rítmo descontraído. Também criamos uma espécie de grupo de estudos entre as participantes para aprimorar o nosso aprendizado e incentivar a pesquisa. Por meio de endereço eletrônico, fora dos horários de aula, podemos trocar textos, vídeos e muitas informações sobre a dança.
Nosso maior objetivo é que as bailarinas sejam capazes de dançar um Khaleege típico dos Emirados Árabes, pouco divulgado no meio da Dança do Ventre. Além disso, ensinaremos uma coreografia, ao mesmo tempo tradicional e inovadora, que deverá ser inscrita no Festival Lumina Qamar 2010 e apresentada no Espetáculo de fim de ano do Studio Nefertari.
Saiba um pouco sobre a Dança Khaleege:
Em árabe, KHALEEGE ou KHALIJI significa relativo ao Golfo, atualmente Península Arábica, que é composta pela Arábia Saudita, Barein, Emirados Árabes, Kuwait, Omã e Catar. A pronuncia correta da dança é “RALIGI” e é executada tradicionalmente em confraternizações, festas e casamentos como forma de divertimento entre as mulheres. Atualmente é executada em eventos mistos, no geral, de forma improvisada, o que dá à dança uma possibilidade de renovação constante.
Nos Emirados Árabes, mais precisamente na capital Abu Dhabi, o Khaleege é conhedido como RAKS NESHAT e vem ganhando uma interpretação moderna que se reflete na execução da música, do ritmo e até no figurino da bailarina que pode dispensar a vestimenta tradicional, o TOBE (ilustrado na foto).
Se você quer aprender o Khaleege típico do Emirados, junte-se a nós e venha se apaixonar! Ainda dá tempo de se inscrever! Saiba mais visitando o site do Studio Nefertari logalizado no lado esquerdo do blog.