DABKE – O CORAÇÃO DA DANÇA LIBANESA.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Queridos leitores!

Como prometido, segue aqui o texto carinhosamente preparado pelo nosso colaborador, TUFIC NABAK a respeito da enérgica e alegre dança folclórica libanesa – O DABKE. 

A ideia é abordar o tema de forma sucinta e objetiva. Caso queiram se aprofundar mais, basta postarem os seus comentários e teremos prazer em vir aqui trazer mais informações para vcs, ok??? Vamos lá então??? Com vocês, por TUFIC NABAK, um pouco a respeito da dança que pulsa nos corações dos libaneses.

Dabke Nabak

O DABKE faz parte do folclore libanês onde teve origem no norte do país. 

Esta dança é executada por homens, mulheres, casais e crianças.

A palavra DABKE significa “Bater no chão com o pé” e esta dança típica libanesa é originária dos movimentos com os pés, que os homens realizavam nos telhados das casas, cobertas com lama, para compactar as rachaduras causadas pelas chuvas do inverno.

Mais tarde, um rolo de pedra substituiu os homens que, no entanto, já acostumados, continuaram a dançar nas ruas da aldeia.

Para executar coreografias, as mulheres podem dançar com lenços, com cestos de palha ou peneiras (representando a comemoração da fartura e da boa colheita) e com os jarros sobre as suas cabeças.

Os adereços utilizados pelos homens na dança são o masbaha (um terço típico árabe), o lenço de bolso e o bastão. Todos estes adereços fizeram parte da formação da dança e representam o cotidiano do povo árabe.

Tufic Nabak ressalta que o Dabke é uma dança de todos. “Dançamos o famoso Dabke pegando as mãos dadas de outras pessoas que as vezes nem as conhecemos”. Após anos de pesquisas e estudos, ele define o Dabke numa única frase: “A roda de Dabke nunca se fecha, pois sempre cabe mais um!”

AHLA U SAHLA!!!

Tufic Nabak.