BAILARINA OU ARTISTA, O QUE VOCÊ QUER SER?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

ESPETACULO DANÇA DO VENTRE IN CONCERT - 20.06.05 071

Olá pessoal!!!!

A inspiração para escrever este post veio da minha experiência recente de montar uma coreografia com mais duas colegas profissionais na Dança do Ventre. Neste trabalho, me pego preocupada com as nossas posturas e com a forma de executarmos os passos. Não no sentido de reproduzi-los com técnica; mas de dar a eles o mesmo humor e a mesma forma, dada pelas minhas colegas. Sim, num trabalho em grupo, acho isso importantíssimo! Mais ainda. Acho fundamental!

Numa coreografia em grupo, o que conta pra mim é a uniformidade, a sintonia entre as bailarinas. Os braços têm que ter a mesma moldura, os passos têm que ter o mesmo tamanho e até as expressões faciais e corporais têm que estar em harmonia. Não dá pra cada uma executar um passo ao seu modo e pronto. Isso não fica bonito em grupo e não valoriza a coreografia. Se cada uma dança do seu jeito, o que vemos são várias bailarinas imbuídas de si mesmo e aprisionadas no seu próprio ego, no seu próprio universo, sem o menor sentimento de grupo.

Sei que existe um discurso muito forte do meio da Dança do Ventre que diz que nós devemos dar à dança o nosso sentimento, a nossa expressão, a nossa personalidade. Eu concordo com isso. No entanto, quando o trabalho é em grupo, uma atenção especial tem que ser dada ao conjunto. Temos que sair do lugar do “eu” e visitar o lugar do “nós”. O resultado estético não só é melhor, como também ganhamos em aprendizado. Aprendemos com as colegas, uma nova postura, uma nova forma de executar um passo, uma outra possibilidade. E eu, particularmente, prezo muito isso.

O que proponho neste post, portanto, é uma reflexão entre ser bailarino e ser artista. Entendendo aqui como bailarino, o ser que dança. E como artista, aquele que empresta seu corpo, seu sentimento, sua alma, à arte. E portanto, tem disponibilidade e flexibilidade suficientes pra se reinventar e sair da sua zona de conforto.

Respondendo minha própria pergunta, escolho ser “bailarina artista”.  😉

Grande beijo a todos!!!!