ARROZ DOCE LIGHT QUE LEMBRA OS DOCES DA MINHA AVÓ!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Olá Gente Querida, tudo bem?

Hoje é dia de receitas leves, gostosas pra começar muito bem a semana!!

Vou contar uma coisa pra vcs. Pra quem ainda não sabe, sou mineira. Cresci com minha avó e minha mãe cozinhando comidinhas típicas com aquele sabor que só as avós sabem colocar nos seus quitutes. Quem teve a avó por perto na infância, sabe do que eu estou falando… 😉

O forte dela era fazer comidas caseiras, daquelas que acabavam se tornando famosas na vizinhança. E sempre tinha doce na minha casa. Doces caseiros, tipicamente mineiros, em grande quantidade, para servir também as visitas atraídas pelos dons incontestáveis da minha avó na cozinha. ♥♥♥

E nesse cenário de delícias, dentre os muitos doces que não me saem da lembrança até hoje, virei uma verdadeira fanática por “Arroz Doce”.

E pra minha felicidade, meu doce favorito também é prato típico de uma das celebrações que eu mais amo no ano que são as “Festas Juninas”. Nossa!!! Pra mim é a combinação MAIS QUE PERFEITA!!!

Então, com toda essa inspiração, bora procurar alternativas mais lights para relembrar os tempos de criança e saborear o doce que cala na alma??? Encontrei uma receita deliciosa, fiz umas pequenas adaptações pra ficar mais com a cara da minha avó, e trouxe aqui pra vcs!

ARROZ DOCE LIGHT

Ingredientes:

– 3 claras e 1 ovo inteiro;
– 1 xícara e meia de chá de leite desnatado;
–  1/ 4 de xícara das de chá de adoçante culinário;
– 1 xícara de chá de arroz cozido puro;
– 1 colher de chá de essência de baunilha;
– 2 colheres de sopa de damascos secos picados (dá uma corzinha e ajuda a adoçar);
– Canela em pó a gosto;
– Raspas de laranja a gosto (dá o toque da minha avó).

Modo de Preparo:

Junte os ovos, o leite, o adoçante e a baunilha numa vasilha, misturando bem. Em seguida, acrescente o arroz, os damascos, a canela e as raspas de laranja. Você pode dividir em pequenos potes ou colocar a vasilha inteira numa assadeira com água bem quente e leve ao forno por 30 a 40 minutos, mexendo na metade do tempo.

Uma outra opção (não tão Light) pra quem não gosta de adoçante (como eu), é usar Leite Condensado light e fazer toda a receita no fogão mesmo. Dai, eu também não uso os damascos.

Espero que tenham curtido a receita e aproveitem bem esta época do ano com as festas e delícias típicas!!!!! Eu simplesmente amo!!! 😉

Hummmmmm…. SMACK!!!!