MÚSICAS DE DANÇA DO VENTRE PARA INICIANTES

Tempo de leitura: 7 minutos

Olá Gente Dançante!!!! Tudo bem??

A proposta deste post é responder à Maiza de Paula, uma das minhas leitoras aqui do Blog, que me pediu algumas dicas de músicas para quem está começando a estudar Dança do Ventre.

Antes de mais nada, Maiza, beijo enorme pela sua participação!!! Sempre que precisar, estou por aqui para te ajudar e ajudar a todas as minhas leitoras queridas!!!! 😉

Mas então… acho que a Maiza mandou muito bem, porque acredito que essa seja uma dúvida de muita gente. Então… vamos lá!!!! 😉

Músicas de Dança do Ventre

Para iniciantes, eu gosto muito de utilizar músicas bem populares que tendem a ter melodias de fácil assimilação. São gêneros musicais mais lineares, com frases curtas e ritmos populares, geralmente de quatro tempos, mais fáceis de dançar.

Então, seguindo esses critérios, eu fiz uma lista de cantores e compositores que têm esse repertório pop, cujas músicas auxiliam muito o treino de passos isolados e também permitem a elaboração de sequências e coreografias simples. Vamos lá!

——————————————————————————————————————–

Vamos começar pela cantora e atriz Sherine Ahmed, nascida no Cairo, que canta vários estilos, incluindo músicas extremamente ritmadas e dançantes permitindo a execução de vários passos de Dança do Ventre.

Sherine - Músicas de Dança do Ventre
Sherine

Algumas músicas de Sherine podem ser ouvidas aqui. Sem dúvida alguma, uma ótima opção de estudo. 😉

——————————————————————————————————————–

Amr Diab é um dos maiores representantes do gênero musical Al Jeel, junto com Sherine e tantos outros cantores e compositores pop. Ele é cantor, compositor, escritor, nascido em Port Said, no Egito.

Amr Diab - Músicas de Dança do Ventre
Amr Diab

As músicas de Amr Diab são românticas e também extremamente dançantes, com predominância de instrumentação eletrônica em muitas delas e vc pode baixar aqui.

——————————————————————————————————————–

Ehab Tawfic é egípcio, nascido no Cairo, e tem uma discografia pop variada, com muitas músicas, umas bem românticas, outras super alegres, que possibilitam o treino tanto de passos lentos, quanto rápidos, deslocamentos simples, giros e tremidos.

Ehab Tawfik - Músicas de Dança do Ventre
Ehab Tawfik

Dentre os muitos álbuns do cantor, podemos citar El Doniya, Sahrany, Hobak Alemni, Habib El Alb e Lazem Tisma. Neste link vc pode verificar outras obras e até comprá-las se for do seu interesse. No Amazom.com, também é possível achar os CDs de Ehab Tawfic e baixar os arquivos em mp3 separadamente, sem a necessidade de comprar o CD completo. Apenas as músicas que vc preferir.

——————————————————————————————————————–

Hakim é outro egípcio da capital, queridinho das bailarinas. 😉 Seus gêneros musicais são o Sha’abi e Al Jeel, um estilo mais urbano da música egípcia.

A voz de Hakim é inconfundível e as músicas, super alegres!!!! Excelente escolha para treinar os passos rápidos e aproveitar para explorar sua interpretação e expressão corporal mais alegre e descontraída.

hakim - Músicas de Dança do Ventre
Hakim

Em 2006, o cantor foi o primeiro artista árabe a apresentar na premiação do Prêmio Nobel da Paz e sua discografia compreende as seguintes obras: Nazra (1992), Nar (1994), Efred (1997), Hayel (1998), Yaho (2000), Talakik (2002), Taminy Alek (2004), El Youm Dol (2004), Kolo Yoross (2005), Lela (2006) e Tigy Tigy (2007).

Neste site , vc pode ouvir algumas das composições de Hakim.

——————————————————————————————————————–

Sa’d El Soghayar é um cantor egípcio bastante irreverente e controverso dentro da sua cultura. Seu gênero musical é o Sha’ab e ficou bastante conhecido entre nós, bailarinas, cantando El Enab num clip do filme “Alya al Tarab Bel Talata” que teve a participação especial de nada mais, nada menos, que Dina. Você pode assistir este vídeo aqui.

saad el soghayer - Músicas de Dança do Ventre
Sa’d El Soghayar

——————————————————————————————————————–

Mas quando o assunto é música pop egípcia, eu devo dizer que o meu favorito disparado é Khaled Agag. Neste vídeo  ele canta ao lado do mega famoso cantor e ator núbio,  Mohamad Mounir. Outra boa referência de estudo, apesar de bastante eclético (seu repertório inclui até jazz).

Eu simplesmente amo esta música “Leh Ya Dunia” e eles curtem cada acorde. É visível como se divertem e o quanto estão adorando a parceria e isso é absolutamente contagiante. Uma energia que dá pra levar pra nossa dança. Confere e me fala!!! 😉

Khaled_Agag - Músicas de Dança do Ventre
Khaled Agag

A obra de Khaled Agag pode ser consultada aqui e dá pra baixar tudoooo!!!! 😉

——————————————————————————————————————–

Vamos para os libaneses???? Fares Karam!!! Amooo!!! Apesar das músicas egípcias serem as minhas preferidas, gosto demais dos Dabkes de Fares Karam. Músicas enérgicas e contagiantes, como o próprio gênero sugere. O problema do cantor (vcs vão concordar comigo) é que ele é muito feio, né????? 😉  😉  😉

Faras Karam - Músicas de Dança do Ventre
Fares Karam

El Tannoura é uma música bastante famosa de Fares Karam e alguns dos seus álbuns, podem ser encontrados aqui.

Está gostando desse conteúdo? Assine o Blog para receber nossas atualizações:

Saia na Frente!

Receba gratuitamente as atualizações do BLOG NILZA LEÃO.>

——————————————————————————————————————–

Entre as cantoras libanesas, destacam-se duas em particular. Najwa Karam e Nacy Ajram.

Vamos falar primeiro da Najwa Karam que nasceu em Zahlé e é uma das mais bem sucedidas entre as cantoras árabes. Aqui, vc pode saber muito sobre a sua história e sobre a história dos seus álbuns.

Ela grava tanto as músicas mais tradicionais do seu país, como também as músicas mais contemporâneas que, apesar de serem dabkes, admitem passos de Dança do Ventre, pelo fato de serem extremamente pops.

Algumas músicas cantadas por Najwa Karam, vc pode baixar aqui.

Najwa-Karam - Músicas de Dança do Ventre
Najwa Karam

——————————————————————————————————————–

Igualmente pop é a cantora Nancy Ajram, ou simplesmente Nancy. Ela nasceu em Beirute e começou sua carreira aos 15 anos, com o apoio do seu pai. Sua discografia inclui muitas músicas lentas, românticas e também as músicas mais dançantes e bem alegres.

Nancy - Músicas de Dança do Ventre
Nancy Ajram

Neste link, vc vai ter a oportunidade de baixar muuuuuitas músicas de Nancy para os seus estudos. 😉

——————————————————————————————————————–

E não se espantem se estou indicando cantores libaneses para vocês, bailarinas iniciantes. Sim… em suas obras, encontraremos vários Dabkes e vão exigir de vc, conhecimento específico para dançá-las. Mas, apesar de serem Dabkes, algumas músicas são extremamente pops e admitem passos de Dança do Ventre.

Procurem ficar atentas à musicalidade. As músicas com ritmo mais fluido, menos pesado, muitas vezes com forte influência ocidental e até instrumentações eletrônicas são geralmente as mais pops.

Sim, vc precisa aprofundar um pouco mais seus estudos, treinar os ouvidos para identificar essas músicas. E ouvir muita música árabe é o melhor caminho para começar.  😉

Bom, minhas lindas, eu espero ter ajudado com as dicas e qualquer dúvida, podem postar os seus comentários aqui embaixo e se tiverem algum cantor ou compositor favorito, posta aqui pra gente trocar umas figurinhas… que tal??? 😉

Um super beijo e bons estudos!!!!

Kisses

——————————————————————————————————————–

E não se esqueça!!!! Você que está interessada em saber mais sobre a música árabe, amanhã, às 20h eu vou fazer um WEBINÁRIO SOBRE RITMOS ÁRABES. Vc precisa só se inscrever. Nada mais!!!! Ainda dá tempo e é GRÁTIS!!! Clique na figura abaixo e saiba mais.

Webinário Ritmos Árabes

Não se esqueça de se inscrever no link abaixo para receber outros artigos parecidos com este.